12/05/2017 às 15:23:00
› Promissão recebe 235º Torneio da Amizade de Gateball

O 235º Torneio da Amizade de Gateball de Promissão foi realizado no domingo (7) no Campo de Gateball próximo ao SAAE. Estiveram presentes o Prefeito Dr. Artur, o Presidente do Gateball Akiji Morishisa, o Secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Roger da Cunha, e o Presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Rigato. O evento foi da Associação Cultural Esportiva Nikkei com o apoio da Prefeitura de Promissão.

O evento foi aberto ao público e contou com a presença também de 10 equipes das cidades de Lins, Cafelândia, Guaimbê, Getulina e Promissão. Eles competiram em duas categorias, o time de Cafelândia conquistou a categoria ouro acima dos 70 anos. Já a categoria prata, abaixo dos 70 anos foi para Guaimbê.

O Esporte

O Gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times contendo cinco jogadores cada. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo.

A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos[7].

O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Suzuki tinha esse jogo originalmente concebido para crianças acima de tudo, mas os idosos estão entusiasmados com Gateball.