11/05/2017 às 12:07:00
› Casa da Saúde da Criança também recebe conscientização ao câncer bucal

A Prefeitura de Promissão realizará no sábado (13), juntamente com o Dia D Vacinação, na Casa da Saúde da Criança de Promissão, das 8h às 17h, o Exame Bucal de diagnóstico, orientação e prevenção contra o câncer bucal em pessoas da melhor idade. A Casa da Saúde da Criança está localizada na Avenida Rio Grande, nº 419.

O câncer bucal é muito freqüente em pessoas idosas e muitas vezes – por não doer – só é detectado muito tarde. Por isso, é sempre importante estar em dia com as consultas odontológicas e fazer a prevenção.

Sintomas

As mucosas ficam mais sensíveis e finas;

As colorações dos dentes podem mudar;

Pode ocorrer a diminuição da saliva em decorrer da grande quantidade de remédios ingerida, causando a secura da boca;

Muitas vezes o câncer está associado ao estilo de vida da pessoa. Atos como fumar, ingestão de bebida alcoólica, muito sol, são fatores que podem contribuir. A hereditariedade é outro fator além de uma prótese dental mal aplicada. O sinal de alerta é a presença de feridas que não cicatrizaram em duas semanas.

Cuidado com:

Feridas superficiais indolores que sangram;

Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;

Dor na língua ou pescoço;

A Secretaria da Saúde indica maneiras para a higienização das próteses dentárias como: ela pode ser realizada pelo método mecânico da escovação utilizando a pasta de dente no mínimo duas vezes ao dia. Por meio químico como a diluição de 15 ml (uma colher de sopa) de Hipoclorito de Sódio a 2% em um copo de 300 ml de água e deixar a dentadura de molho por 30 minutos, para a efetuação da limpeza.

Essa é a Prefeitura de Promissão, Trabalhando por Você!